A história viral de ‘elefantes bêbados’ na China é adorável … e falsa. Aqui está o que realmente aconteceu.

ANÚNCIO
ANÚNCIO

Uma foto que circulou amplamente no Twitter em março mostrou supostamente um par de elefantes asiáticos na zona rural do sudoeste da China que haviam “desmaiado” alegremente em um jardim de chá depois de invadir uma vila e beber muito álcool feito pelo homem.

Mas, às vezes, histórias na internet que parecem boas demais para ser verdade são realmente boas demais para ser verdade.

A Live Science escreveu sobre os elefantes, referenciando um tweet de Parveen Kaswan, um oficial do Serviço Florestal da Índia, que disse que os elefantes “de alguma forma encontraram vinho” e estavam dormindo durante a festa.

Mas seus tweets sobre os elefantes foram excluídos desde então, e mais detalhes sobre os elefantes e as fotos anexas indicam que a história, embora encantadora, era falsa.

A história viral de 'elefantes bêbados' na China é adorável ... e falsa. Aqui está o que realmente aconteceu.

Os tweets sobre os elefantes incluíam duas imagens: a foto à esquerda mostrava um grupo de elefantes em pé em um campo e a foto à direita mostrava dois elefantes espalhados de lado, cercados por plantas de chá.

A história (e fotos) de elefantes invadindo uma vila remota na província de Yunnan e embebedando-se, apareceu pela primeira vez no Weibo, a plataforma de microblog chinesa, informou a agência de notícias chinesa Xinhua News em 16 de março.

De fato, um grupo de 14 elefantes entrou em várias aldeias no condado de Menghai, na província de Yunnan, em 11 de março, danificando telhados e derrubando jarros de vinho, de acordo com relatórios oficiais.

Mas os elefantes ficaram bêbados?

“Era difícil confirmar” se os elefantes bebiam o álcool derramado, disse Long Yunhai, vice-diretor do Departamento de Florestas e Pastagens do condado de Menghai, de acordo com a Xinhua News

Mais um incidente de elefante ocorreu em 14 de março; nove elefantes entraram em outra aldeia, também no condado de Menghai, onde danificaram vários prédios e quebraram estruturas de energia solar.

Mas as fotos virais dos chamados elefantes bêbados não foram tiradas durante nenhum dos recentes “ataques”, disse Yunhai.

De fato, a foto dos elefantes no campo apareceu anteriormente on-line em 19 de junho de 2019, em um artigo sobre gerenciamento de elefantes na China, de acordo com a AP News.

“A foto foi creditada ao Departamento de Gerenciamento de Elefantes da Província de Yunnan, que pesquisa elefantes.

Não há menção de que os elefantes estejam bêbados”, informou a AP News.

Essa imagem também acompanhou um artigo publicado on-line em dezembro de 2019 pelo noticiário Huanbao World, sobre a abertura de um centro de pesquisa de elefantes asiáticos em Kunming, que também fica na província de Yunnan.

A foto do par de elefantes cochilando parece ser uma imagem estática tirada de um vídeo de drone; a vegetação ao redor dos elefantes corresponde à da foto do grupo permanente, diz a AP News.

As marcações nos elefantes “bêbados” também coincidem com as do grupo maior, sugerindo que esta imagem foi capturada ao mesmo tempo e não representa os elefantes saqueadores que foram relatados no condado de Menghai em março, segundo a AP News.

Traduzido e adaptado por equipe Minilua
Fonte: Live Science